Pular para o conteúdo principal

03 de Maio dia do Taquigrafo

Dia do Taquígrafo


3 de Maio

Profissionais da taquigrafia, que corresponde a escrita através de sinais específicos, desenvolvem atividades principalmente nas áreas judiciária e parlamentar.
Taquígrafo é o profissional que domina a arte de escrever rapidamente, através de sinais, com utilização de métodos de registro.
No Poder Judiciário, 12 taquígrafas desempenham a função, acompanhando e registrando as sessões do Pleno do Tribunal, do Conselho da Magistratura, das Câmaras Cíveis Reunidas, das Câmaras Criminais Reunidas, das cinco Câmaras Cíveis Isoladas, das três Câmaras Criminais Isoladas e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI).

A taquigrafia (do grego Takys – depressa e Graphia escrita) ou estenografia, iniciou no Judiciário do Pará com a instalação do Tribunal de Relações, em 1874. É um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita.
Por ser um sistema de escrita abreviada utiliza, em geral, sinais originados da geometria, mas também tirados das letras comuns.
De acordo com a chefe da Divisão de Taquigrafia do Tribunal de Justiça do Pará, Maria do Socorro Bitencourt, a taquigrafia pode ser utilizada não só profissionalmente, em seu mais alto grau de aperfeiçoamento nos campos comercial, judiciário e parlamentar, mas também como instrumento de trabalho nos diversos setores profissionais e intelectuais, sendo bastante útil para secretárias, estudantes, professores, escritores, jornalistas, enfim, para todos que precisam fazer anotações rápidas.
Conforme informações a respeito do assunto, alguns estudiosos atribuem a invenção da taquigrafia aos hebreus e, outros, aos gregos.
No entanto, o primeiro sistema organizado de taquigrafia, compreendida como uma grafia especial por meio de sinais especiais, aceito oficialmente pelos historiadores como o primeiro sistema organizado de taquigrafia, foram as “Notas Tironianas”, ou “Abreviaturas Tironianas”, sinais taquigráficos inventados por “Tiro” (Marco Túlio Tiro), escravo e secretário de Cícero, o grande orador e político romano.
Segundo o historiador G. Sarpe, no seu livro “Prolegomena ad Tachygraphiam romanam”, publicado em 1829, o primeiro apanhamento estenográfico foi feito por ocasião de um discurso de Cícero contra Verres, no ano de 70 a.C.
No que diz respeito ao Judiciário, Socorro Bitencourt destaca que a taquigrafia é um instrumento imperioso por tratar-se de registros de julgamentos de 2ª Instância e que, por vezes, são anexados aos autos processuais, seguindo para Cortes Superiores.
Ressalta ainda que o trabalho não admite atrasos, eis a razão de um taquígrafo seguir o outro em intervalos curtos, que variam entre 10 a 20 minutos, numa escala de entrada no plenário, para possibilitar mais rapidez na transcrição do texto e manter a fidedignidade do registro com o intuito de melhor servir com eficiência e eficácia as solicitações de desembargadores, secretários, advogados e jurisdicionados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desigualdade Social e Ideologia

Desigualdade Social e Ideologia 21/10/2013 18:23 Porque a maioria das pessoas é pobre e parece aceitar isso como natural? No texto presente na apostila 4, página 3 – 5 fica bem claro o conceito do que é “ser pobre”: quando se tem acesso precário ou se vive privado  de bens materiais e culturais que permitam o desenvolvimento integral do ser humano. Mas, por que parece normal algumas pessoas viverem em conforto, sem problemas materiais, enquanto outras passam, principalmente, dificuldades durante toda a vida? O que haveria de errado com o ser humano? Por que há fartura e fome num mesmo país, e tantas diferenças até entre vizinhos? Temos duas possibilidades de resposta que merecem reflexão. A primeira pode ser resumida na seguinte argumentação: “ Isso ocorre porque as pessoas não têm estudos”, o que transfere a responsabilidade para quem não estudou. A segunda diz respeito ao trabalho, ao se responsabilizar quem não trabalha. Em ambas as respostas, a responsabilidade é do

Tirinhas da Mafalda

http://clubedamafalda.blogspot.com.br/

grupos primarios e secundarios

O que são grupos sociais primários e grupos secundários? 07:07   Cristiano Bodart Por Cristiano das Neves Bodart Ao longo da vida vamos tendo contato com diversos grupos sociais. O primeiro que temos tal contato é, geralmente, o familiar, tratando-se este de um “grupo primário”. Por volta dos 50 anos de idade o número de grupos sociais aos quais interagimos é enorme, sendo esses, em sua maioria, “grupos sociais secundários”. A categorização dos grupos em “grupo social primário” e “grupo social secundário” foi adotado pela sociologia a partir das colaborações de Charles Horton Cooley (1864- 1929), quem criou e descreveu a ideia de “grupo primário”. Do conceito e características do grupo primário, estudos posteriores desenvolveram a categoria “grupos secundários”. Essa categorização, em um primeiro momento, parece ser de fácil uso, quando na verdade não o é. Muitas vezes confunde-se primário como mais importante e secundário como menos importante. Ou ainda,