Pular para o conteúdo principal

movimento social

                  

                        Movimento social

      Na sociologia movimento social é um grupo de individuos que juntam-se pelo mesmo objetivo pelo mesmos valores, mesma identidade e estão ligados a um contexto, dentre este grupo podemos defini-los como : Movimento reformista,movimento revolucionário e movimento conservador.
     Movimento reformista- O movimento que visa mudanças em algum aspecto social e não muda a base da estrutura social .Exemplo- Movimento ecológico, movimento feminista,movimento estudantil.
  Movimento Revolucionário- O movimento que altera radicalmente a estrutura social de uma sociedade. Exemplo- Bolcheviques,Canudos e Mâles.
     Movimento Conservador- Busca impedir ou dificultar as transformações na sociedade.Exemplo - Marcha da Fámilia,movimento contra o aborto, movimento contra o casamento - Homofobico.
     Com a Revolução Industrial e a divisão social do trabalho, o movimento feminista fortaleceu pois elas deixaram os seus trabalhos domésticos , para suprir o trabalho remunerado da indústria da cidade, unindo-se ao movimento sindicalista.
         Na Praxis cidadãos exercendo sua cidadania civil ( direito a liberdade), politica( direito ao voto)  e social ( sindicalismo)  no meio social.Atualmente as rede sociais tem sido uma importante ferramenta para o ativismo social.O apartidarismo movimentos sociais sem uma bandeira politica mas com uma causa , valores e objetivos tem - se mostrado presentes na atualidade, demonstranto a consciência critica do cidadão.
           Compreende-se dos movimentos sociais a sua forma praxis do exercicio da cidadania, através do ativismo social ,objetivando mundanças em vários aspectos  da sociedade.
http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/a-rebeliao-das-massas-a-origem-dos-movimentos-sociais,60c596875b8cf310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.htm

http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm


http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/atualidades/movimentos-sociais-resumo-675966.shtml

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-do-brasil







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desigualdade Social e Ideologia

Desigualdade Social e Ideologia 21/10/2013 18:23 Porque a maioria das pessoas é pobre e parece aceitar isso como natural? No texto presente na apostila 4, página 3 – 5 fica bem claro o conceito do que é “ser pobre”: quando se tem acesso precário ou se vive privado  de bens materiais e culturais que permitam o desenvolvimento integral do ser humano. Mas, por que parece normal algumas pessoas viverem em conforto, sem problemas materiais, enquanto outras passam, principalmente, dificuldades durante toda a vida? O que haveria de errado com o ser humano? Por que há fartura e fome num mesmo país, e tantas diferenças até entre vizinhos? Temos duas possibilidades de resposta que merecem reflexão. A primeira pode ser resumida na seguinte argumentação: “ Isso ocorre porque as pessoas não têm estudos”, o que transfere a responsabilidade para quem não estudou. A segunda diz respeito ao trabalho, ao se responsabilizar quem não trabalha. Em ambas as respostas, a responsabilidade é do

Tirinhas da Mafalda

http://clubedamafalda.blogspot.com.br/

grupos primarios e secundarios

O que são grupos sociais primários e grupos secundários? 07:07   Cristiano Bodart Por Cristiano das Neves Bodart Ao longo da vida vamos tendo contato com diversos grupos sociais. O primeiro que temos tal contato é, geralmente, o familiar, tratando-se este de um “grupo primário”. Por volta dos 50 anos de idade o número de grupos sociais aos quais interagimos é enorme, sendo esses, em sua maioria, “grupos sociais secundários”. A categorização dos grupos em “grupo social primário” e “grupo social secundário” foi adotado pela sociologia a partir das colaborações de Charles Horton Cooley (1864- 1929), quem criou e descreveu a ideia de “grupo primário”. Do conceito e características do grupo primário, estudos posteriores desenvolveram a categoria “grupos secundários”. Essa categorização, em um primeiro momento, parece ser de fácil uso, quando na verdade não o é. Muitas vezes confunde-se primário como mais importante e secundário como menos importante. Ou ainda,