Pular para o conteúdo principal

etapas do amor





etapas do amor
















SENDO O AMOR UM TEMA MUITO ATUAL E QUE NUNCA SAI DE MODA , DESEJEI ESCREVER ESTE HUMILDE ARTIGO, BASEADO NOS  TRABALHOS DO  BRILHANTE ANTROPOLOGO JONH ALLAN LEE, E  QUE ESCREVEU A OBRA LOVE STYLES EM 1988 ONDE O AMOR E VISTO EM UMA PERSPECTIVA PSICOLOGICA.
ELE O AMOR BASEIA –SE EM TRÊS ESTILOS PRIMÁRIOS : CITO
EROS, LUDOS E STORGE. SENDO ASSIM DEFININDO CADA ESTILO : EROS SERIA UM ESTILO DE AMOR MAIS SEXUAL, LIGADO MAIS NA APARENCIA E ATRAÇÃO FISICA , ENQUANTO O ESTILO DE AMOR LUDOS , SERIA UM AMOR, BRINCALHÃO COM POUCO OU COM NENHUM COMPROMISSO, SERIA UM AMOR CASUAL, UM AMOR PELAS CIRCUSTANCIAS E MOMENTANEO, ENQUANTO O ESTILO DE AMOR STROGE SERIA UM AMOR, MAIS AMIGO , QUE COMEÇA COM UMA AMIZADE  QUE DEPOIS VIRA AFETO E QUE DEPOIS VIRA AMOR, O LADO SEXUAL NÃO E DECISIVO, E UM ESTILO DE AMOR ONDE A AFINIDADE E OS VALORES SÃO IMPORTANTE. ACHO IMPORTANTE CITAR QUE CADA INDIVIDUO TEM SUA HISTORIA INDIVIDUAL, E SUA INDIVIDUALIDADE , TEM SEUS VALORES, E SUAS AFINIDADES , CRIADOS DENTRO DE SUAS DIFERENTES CULTURAS E SOCIEDADES.OU SEJA MEU JEITO DE AMAR PODE SER IGUAL OU NÃO AO ESTILO DE AMOR  DE UM OUTRO INDIVIDUO, PODE –SE PARECE ESTRANHO OU NÃO A UM OUTRO INDIVIDUO, DEPENDE DE SUA CULTURA SOCIEDADE E DA HISTORIA DE VIDA DE CADA INDIVIDUO , DEPENDE DE SUA INDIVIDUALIDADE.
JONH ALLAN LEE TAMBEM RELACIONA ESTILOS DE AMORES SECUNDÁRIOS, QUE NASCEM DA BASE DO AMOR EROS, LUDOS E STROGE. SÃO ELES OS ESTILOS DE AMOR SECUNDÁRIO CITO:
MANIA, AGAPE E PRAGMA.
SENDO O ESTILO DE AMOR MANIA O AMOR DOENTE E LOUCO, OBSESSIVO, CIUMENTO E POSSESSIVO, E UM ESTILO DE AMOR INSEGURO, AONDE O OUTRO SEMPRE PRECISA DA APROVAÇÃOELE E COMPOSTO DO ESTILO DE AMOR EROS E LUDO.E AQUELE AMOR QUE FOGE AS REDIAS .
JÁ O ESTILO DE AMOR PRAGMA ELE E COMPOSTO PELO ESTILO DE AMOR LUDOS E STORGE , E O AMOR INTERESSEIRO, COM INTERESSES PROPRIOS COM SATISFAÇÃO MUTUA ELE E AVALIATIVO E COMO O NOME JÁ DIZ PRAGMATICO, ANALIZADOR, QUE NÃO SE ENTREGA DE CARA , AO OUTRO , MAS ANALIZA AS POSSIBILIDADES SOCIAIS , CULTURAIS, ECONOMICAS , RELIGIOSAS E EDUCATIVAS , E AS QUE ENVOLVEM  A SAÚDE DO PARCEIRO , DIFERENTEMENTE DESTE ESTILO DE AMOR , ENCONTRAMOS O ESTILO DE AMOR O AGAPE COMPOSTO PELO ESTILO DE AMOR EROS E STROGE, E O AMOR INCONDICIONAL, E O AMOR QUE SE QUER BEM AO OUTRO, NÃO E UM AMOR EGOISTA , E O AMOR PREGADO PELOS CRISTÃO E O AMOR E QUE MUITAS VEZES ABDIGAÇÃO E SACRIFICIOS.NA SOCIEDADE MODERNA ESTAMOS CADA VEZ MENOS VENDO ESTE ESTILO DE AMOR , NUMA SOCIEDADE ONDE IMAGEM E A APARENCIA SÃO FUNDAMENTAIS,  E ESTA MENSAGEM E DIVULGADA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA ATRAVES DO RÁDIO , TELEVISAO . INTERNET, REVISTAS E OUTROS MEIOS, ATRAVES DO ESTILO DE AMOR EROS , PRAGMA E PORQUE NÃO A MANIA , A LOUCURA QUE PESSOAS TEM E ATE COMETEM CRIMES HORRIVEIS EM NOME DESTE ESTILO DE AMOR, VEMOS ESTAS TRAGEDIAS TODOS OS DIAS NOS JORNAIS, UMA SOCIEDADE QUE BUSCA A FELICIDADE NA ASCENÇÃO SOCIAL, E ECONOMICA , E EDUCACIONAL, ENQUANTO O ESTILO DE AMOR STORGE E AGAPE SÃO ESQUECIDOS, UMA SOCIEDADE EM QUE O CUIDADOS DO FILHO E TERCEIRIZADO, TENDO COMO A TELEVISAO E OS GAMES  COMO BABA, ONDE O ESTILO DE AMOR PRAGMATICO REINA O AMOR INTERESSEIRO CALCULISTA IMPERA , PORQUE AS PESSOAS TEM MEDO DE AMAR , CADA VEZ MAIS O AMOR EGOISTA , ESTA SE REPRODUZINDO , CADA VEZ MAIS PENSA-SE MAIS NA SATISFAÇÃO DA SUA INDIVIDUALIDADE , E O SEU BEO PRAZER, MAS E ISTO QUE A SOCIEDADE CAPITALISTA PREGA O AMOR E UM NEGOCIO, EM SATISFAZER SEUS PROPRIOS INTERESSES.



Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/etapas-do-amor/111150/#ixzz3UBn19m2V

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desigualdade Social e Ideologia

Desigualdade Social e Ideologia 21/10/2013 18:23 Porque a maioria das pessoas é pobre e parece aceitar isso como natural? No texto presente na apostila 4, página 3 – 5 fica bem claro o conceito do que é “ser pobre”: quando se tem acesso precário ou se vive privado  de bens materiais e culturais que permitam o desenvolvimento integral do ser humano. Mas, por que parece normal algumas pessoas viverem em conforto, sem problemas materiais, enquanto outras passam, principalmente, dificuldades durante toda a vida? O que haveria de errado com o ser humano? Por que há fartura e fome num mesmo país, e tantas diferenças até entre vizinhos? Temos duas possibilidades de resposta que merecem reflexão. A primeira pode ser resumida na seguinte argumentação: “ Isso ocorre porque as pessoas não têm estudos”, o que transfere a responsabilidade para quem não estudou. A segunda diz respeito ao trabalho, ao se responsabilizar quem não trabalha. Em ambas as respostas, a responsabilidade é do

Tirinhas da Mafalda

http://clubedamafalda.blogspot.com.br/

grupos primarios e secundarios

O que são grupos sociais primários e grupos secundários? 07:07   Cristiano Bodart Por Cristiano das Neves Bodart Ao longo da vida vamos tendo contato com diversos grupos sociais. O primeiro que temos tal contato é, geralmente, o familiar, tratando-se este de um “grupo primário”. Por volta dos 50 anos de idade o número de grupos sociais aos quais interagimos é enorme, sendo esses, em sua maioria, “grupos sociais secundários”. A categorização dos grupos em “grupo social primário” e “grupo social secundário” foi adotado pela sociologia a partir das colaborações de Charles Horton Cooley (1864- 1929), quem criou e descreveu a ideia de “grupo primário”. Do conceito e características do grupo primário, estudos posteriores desenvolveram a categoria “grupos secundários”. Essa categorização, em um primeiro momento, parece ser de fácil uso, quando na verdade não o é. Muitas vezes confunde-se primário como mais importante e secundário como menos importante. Ou ainda,